Image

O Hospital Dr. Agostinho Neto, dispõe de um Serviço de Urgência, disponível 24 horas, que permite um atendimento segmentado em função das necessidades de cada paciente.

O acesso ao Serviço de Urgência é realizado diretamente pelo exterior do edifício, devidamente identificado, diferenciado conforme o tipo de urgência: Adulto, Maternidade, Pediatria (saiba mais sobre os serviços de urgência aqui).

Devem dirigir-se aos serviços de urgência apenas os utentes em situação de verdadeira urgência. A ida à urgência em casos não urgentes propicia a acumulação de pessoas nos serviços, gerando o aumento anormal dos tempos de espera. Para além de impedir o bom funcionamento do serviço para os utentes que dele realmente precisam, esta situação acarreta ainda riscos, pela exposição a doenças como as gripes e doenças respiratórias, por exemplo, correndo o risco de ser contagiados.

Image

PROCEDIMENTOS

Image

TRIAGEM e TRATAMENTO

O esquema adotado no processo de admissão, avaliação clínica, diagnóstico e tratamento no Serviço de Urgência é a seguir descrito.

1. Inscrição  na chegada à Urgência

  • Em primeiro lugar, é feita a triagem por um enfermeiro do Serviço de Urgência.
  • Em seguida, são recolhidos os dados pessoais do paciente, para efeitos de registo administrativo.
  • O doente recebe uma pulseira de paciente.

2. Classificação

  • Os casos emergentes são imediatamente encaminhados para a sala de emergência.
  • Os casos urgentes ocuparão uma maca no Serviço de Urgência.
  • Os casos moderadamente urgentes ficam a aguardar na sala de espera, até que um médico fique disponível.
  • Durante o horário de funcionamento da clínica de emergência ao domicílio (noite/fim de semana), estes doentes serão atendidos por médicos deste serviço.

3. Avaliação clínica

  • O médico regista informações dadas pelo doente relativas à doença e ao seu histórico clínica e decide quais os exames necessários.
  • Os exames serão realizados por pessoal da equipa de enfermagem ou coordenados com os técnicos dos serviços correspondentes (análises clínicas, radiologia, ecografia, imagiologia, etc.).
  • Uma vez prontos os resultados dos exames, estes serão avaliados por pessoal da equipa médica. Poderá ser necessário também consultar um superior ou médicos especialistas. Caso o resultado dos exames não seja claro, poderão ser pedidos novos exames.
  • O diagnóstico e o tratamento são discutidos com o doente.

4. Alta

  • Em função do diagnóstico, o doente poderá receber alta, ficar internado ou ser transferido para outro hospital.
  • Os medicamentos urgentes serão fornecidos no hospital, os restantes serão prescritos mediante receita médica, para levantamento na farmácia.



Image
Image

ATENDIMENTO MÉDICO

Os utentes em situação de urgência devem deslocar-se ao balcão de atendimento da urgência destinado ao seu tipo de urgência (Adulto, Maternidade, Pediatria).

Horário funcionamento: 24h
Documentos:  Documento identificação (BI, CNI, Passaporte, Certidão de nascimento)


No Atendimento Urgente do Hospital Dr. Agostinho Neto, o primeiro atendimento médico é feito pela Medicina Geral e Familiar ou Pediatria que recorrem, sempre que necessário, a outros especialistas.



Serviços de Urgências

Perguntas Frequentes

Image
Veja as respostas das perguntas mais frequentes dos utentes do HAN que podem ser úteis para si.
É permitido trazer familiares como acompanhantes?
Sim, todos os doentes têm direito a ter um acompanhante com eles no Serviço de Urgência - exceto nos casos de isolamento.

Consulte os tempos médios de espera do Serviço de Urgência Adulto.