Associacao austriaca (cosmas) conclui com sucesso mais uma missao no HAN

Associacao austriaca (cosmas) conclui com sucesso mais uma missao no HAN
Na manhã desta quarta feira, dia 28 de setembro, em conferência de imprensa, o Hospital Agostinho Neto, fez o balanço dos vinte e um (21) anos da missão austríaca, (COSMAS) no HAN.

Fruto de mais uma cooperação, decorreu nas instalações do HAN de 19 a 28 de setembro, mais uma missão da associação COSMAS, cujo objetivo principal é capacitar os especialistas do Hospital, realização de intervenções cirúrgicas complexas e atender pacientes com patologias graves na área de ortopedia e traumatologia.

Na ocasião, o Diretor do Serviço de Orto-traumatologia, Murtala Queita enalteceu a sua satisfação em receber e fazer parte desta missão, que anualmente tem possibilitado criar melhores condições tecnológicas e técnicas no seu serviço.
Por seu turno, o responsável da COSMA, Hans Kohlmann, agradeceu e reconheceu os avanços conseguidos pelo HAN nos últimos anos e, destacou o compromisso em “continuar a apoiar o maior hospital de Cabo Verde”.

O Diretor Clínico, Victor Costa, por sua vez, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os membros da associação, pelo esforço e pelo sucesso desta missão, reconhecendo ainda o esforço dos colaboradores do HAN e das Direções cessantes, afirmando que “o HAN tem sabido aproveitar oportunidades de cooperação e traduzi-lo em resultado concretos”.
Durante sua intervenção o PCA do HAN, Imadoeno Cabral, realçou a importância da “convergência de conhecimentos, de técnicas e de tecnologias para a obtenção dos resultados em saúde. Elencou ainda que, este é “resultado de teste de coesão, de cooperação e de solidariedade, traduzido no bem estar das populações”. Um projeto que nem as crises sanitárias ocorridas nos últimos 20 anos conseguiu desalinhar e tirar o seu foco”, afirmou.

Imadoeno Cabral, referiu sobre a necessidade de se reforçar a “frequência dos contactos permanentes e de alto nível técnico, para o reforço da capacidade técnica dos especialistas do HAN” sendo que, o Conselho de Administração está determinada em trabalhar, no sentido de “aprofundar esta cooperação e nas mais variadas áreas críticas deste Hospital, nomeadamente, em Cuidados Intensivos, Emergência Médica, Diagnósticos por Imagem e Anestesiologia.

No decorrer do balanço, o Embaixador da Áustria em Portugal, Cristoph Meran e a Encarregada de Negócios da Embaixada, Karla Kriger, regozijaram com os resultados da cooperação desenvolvida durante esses 21 anos, e reconheceram os esforços dos promotores na construção desta importante agenda de cooperação.